Finalidade deste Blog






Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Grupos Fundamentalistas Islâmicos

Por Que existem?

Antes de falar a respeito desse assunto vamos dissertar um pouco sobre a principal causa da criação destes grupos: o fanatismo religioso.

Por que insistir em pensar que o seu Deus, a sua crença, é a única correta, a única que merece ser cultivada e que as outras religiões são as erradas. Quem tem como provar que os dogmas pertencentes a sua religião estão realmente corretos? Mas então por quê essa confiança excessiva no que você acredita existe mesmo contendo provas concretas que isso está errado?

A psicologia diz que o fanatismo religioso ocorre pois há no indivíduo uma necessidade de ser bem visto pelo todo faz com que esse grupo seja o novo parâmetro de comportamento. Mesmo nas ocasiões em que a pessoa venha a se arrepender ou até questionar as decisões desse grupo, o medo de reações contrárias(do grupo) faz com que o indivíduo recue. Chega-se a um ponto em que a pessoa teme uma reação divina, caso descumpra às determinações do grupo.

O vice-presidente do Cdial (Centro de Divulgação do Islam para América Latina), Ziad Ahmad Saifi, afirmou, “a palavra fanatismo já resume tudo. Como em todas as religiões, tudo que é em excesso é ruim e faz mal. O Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos) define os momentos e horários em que é necessário praticar as orações para Deus. Isso é justamente para limitar a adoração excessiva” e que diferente do que muita gente possa pensar, com os casos de homens-bomba e atentados suicidas no Oriente Médio, o vice-presidente da Centro de Divulgação do Islã ressalta que o livro sagrado dos muçulmanos não incentiva atos de extremistas.

Então por definição os grupos fundamentalistas islâmicos são organizações que pregam o islão não apenas como uma religião, mas também na forma de um sistema capaz de governar as partes políticas, econômicas, culturais e sociais do estado, quebrando os padrões psicológicos de estados laicos, admitindo apenas o islamismo, este nome teve origem nas comunidades islâmicas ocidentais onde estes grupos tem como objetivo a criação de um estado islão, onde seria introduzida a sharia(código de leis do islamismo).

Quais São?

São exemplos de organizações com estas finalidades: Al Qaeda, Hezbollah, Fatah, Hamas, Abu Sayyaf, Taliban e a Sociedade de irmãos muçulmanos.

O Hezbollah(significa partido de Deus) é um dos grupos mais radicais dentre as organizações islâmicas, atua principalmente no Líbano, tem influência xiita e seu crescimento se deu devido ao apoio desta população, pois eles mantêm vários hospitais, escolas e centros de emprego destinado a este público. Eles tem ajuda financeira principalmente do Irã e da Síria.

Fatah foi uma associação por Yasser Arafat com a função de libertar a Palestina do domínio israelense, porém sem o uso de força, mas pregando a reconciliação entre palestinos e israelitas, dessa forma ele recebe bastante apoio da comunidade internacional.

O Hamas foi criado com o mesmo intuito do Fatah, porém de forma violenta, muitas vezes utilizando homens-bomba.

A Al Qaeda foi criada por Osama bin Laden, no Afeganistão e é a mais acusada como responsável pela maioria dos ataques terroristas no ocidente, como o ataque de 11 de setembro de 2001, é provavelmente o grupo mais organizado e com área de atuação. O objetivo principal da Al Qaeda é reduzir a influência não-islâmica em assuntos islâmicos. Osama bin Laden estava na lista de homens mais procurados do mundo, até ser morto pelo governo americano em uma missão no Paquistão.

O Abu Sayyaf é mais um dos grupos fundamentalistas, teve seu surgimento nas Filipinas no inicio da década de 90, tem etimologia do seu nome nas palavras Abu(filho de) e Sayyaf(espadeiro) e eles auto denominam Al-Harakat Al-Islamiyya ("O Movimento Islâmico"). Eles lutam pela criação de uma província islâmica independente nas Filipinas, atuam com práticas de guerrilha, sendo um dos mais violentos e fazendo sequestros, assassinatos, extorssões e atentados à bomba.

O Taliban(significa estudantes) não chega a ser considerado um grupo, mas um movimento fundamentalista criado no Afeganistão onde assumiu o governo entre os anos de 1996 e 2001, tem atuação também no Paquistão. No Talibã os principais lideres eram alunos e universitários, sendo por esse motivo o governo deles ter sido reconhecido apenas por 3 países(Emirados Árabes, Arábia Saudita e Paquistão.

Todos esses grupos buscam a vitória na Jihad(guerra santa), propagando a crença islâmica.

Link do vídeo

Grupo: Anderson Sodré, Caio Argolo, Giovanni Cucchi, Ian Ranzan,  Igor Lessa, Leonardo Santana, Rafael Nery