Finalidade deste Blog






Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Primeira Guerra Mundial - 2 AM


                                  Primeira Guerra Mundial

Qual foi a causa da Primeira Guerra Mundial?
    A primeira Guerra Mundial foi ocasionada devido o assassinato de Francisco Ferdinando, Herdeiro do Trono Austríaco, morto a tiros na cidade de Saravejo,na Bósnia, morto por um estudante da localidade. Com esse fato, a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) se sentiu ameaçada e declarou guerra a Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia).

Quem lutou contra quem na Primeira Guerra?
         Antes de toda a Primeira Guerra Mundial começar, haviam alianças entre alguns países da Europa, elas foram: A Tríplice Entente formada por Inglaterra, França e a Rússia. E a Tríplice Aliança formada pela Itália, Alemanha e a Áustria-Hungria. Sendo que elas deviam comprometer-se a entrar em guerra caso um dos aliados estivessem envolvidos numa guerra.

         Em 1915, a Itália trocou de lado, entrando na guerra ao lado dos países que formavam a Tríplice Entente.
          Em 1917, a Inglaterra e a França perderam um aliado, a Rússia, mas em compensação ganharam outro, os Estados Unidos.


Fim do Conflito
           Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países forte restrições e punições.

Tratado de Versalhes
       A Alemanha teve seu exército reduzido, sua industria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver  à França a região da Alsácia-Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.

Liga das Nações
      Criada em 1919, teve o apoio da conferência da paz. Deveria mediar os conflitos internacionais. O senador dos EUA vetou a participação do país pois discordava da posição fiscalizadora dessa entidade. Sem a adesão dos EUA e de outras potências, a liga das nações não obteve força política para exercer seu papel.

Fontes:

Grupo:
-Adriano Guerra
-André Hideo
-César Farias
-Osvaldo Neto
-Renato Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário