Finalidade deste Blog






Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Primeira Guerra Mundial

          Primeira Guerra Mundial
Antecedentes
As sociedades européias iniciaram o século XX num clima de tensão devido a conflitos, rivalidades, disputas. Essas condições contribuíram para o inicio da 1ª guerra mundial (Uma das maiores do da historia)
Os conflitos eram divididos em duas categorias:
  • Imperialistas – Concorrência por novos territórios, novos mercados, adoção de política
    internas protecionistas
    (Principais colônias disputadas: Ásia e África)
    (Interesses principalmente de ingleses e alemães)
  • Nacionalistas – Pretendiam agrupar sob um mesmo estado, povos de etnias e culturas semelhantes o que implicava em um desejo de expansão territorial
    Ex.
Pan-eslavismo – Buscava união de todos os povos eslavos da Europa oriental  
Pangermanismo Lutava pela anexação de territórios onde viviam germânicos à Alemanha                                                      
Revanchismo Frances – Recuperação de territórios da frança tomados pela Alemanha


Diante desses riscos de guerra as potencias começaram uma corrida armamentista ou paz armada, essa pez armada ou corrida armamentista era o fortalecimento dos exércitos com cautela para evitar ataques precipitados aos inimigos, alem disso as grandes potencias fizeram alianças entre si sendo assim a Europa fico divida em dois grandes blocos:
  • Tríplice Aliança – (Alemanha, Àustria-Hungria e Itália)

  • Tríplice entente – (Inglaterra, França e Rússia)

Com esse clima de grande tensão que só fazia aumentar qualquer incidente podia dar inicio a guerra e foi nesse período que surgiram duas grandes crises a crise de Marrocos e a crise balcânica

Crise de Marrocos – França e Alemanha disputavam Marrocos e em 1906 foi convocada uma conferencia que deliberou que os franceses teriam supremacia sobre Marrocos, O governo da Alemanha insatisfeito começou vários conflitos então para evitar a guerra à frança cedeu uma grande parte do congo para a Alemanha

Crise Balcânica – Foco de atrito entre potencias européias era a península balcânica onde se chocavam o nacionalismo da servia com o expansionismo da Austria-Hungria

Grande Guerra

   O estopim da primeira guerra mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-húngaro, e de sua esposa na cidade de Sarajevo (Bósnia), em 28 de junho de 1914. O autor do crime foi um estudante, Gavrilo Princip, pertencente à organização secreta nacionalista Unidade ou Morte, que tinha o apoio do governo Sérvio.
   O assassinato de Francisco Ferdinando provocou a reação militar da Áustria-Hungria contra Sérvia. Isso causou - devido à política de alianças - a entrada de muitas outras nações ao conflito. Onde houve uma sucessão de movimentos. 

Em 28 de julho a Áustria-Hungria declara guerra a Sérvia, e no dia seguinte invade esse país com seu exército.

Em 29 de julho em apoio a Sérvia, a Rússia mobiliza suas tropas em direção à Áustria-Hungria e à Alemanha.

Em 1 de agosto a Alemanha declara guerra à Rússia e posteriormente à França.

Em 4 de agosto o exército alemão invade a Bélgica.

Em 5 de agosto a Inglaterra declara guerra à Alemanha.

Uma observação é que o Brasil foi o único país a efetivamente entrar na Primeira Guerra Mundial declarando guerra á Alemanha. Cooperando com os ingleses, patrulhou o Atlântico sul e enviou médicos e aviadores para à Europa.


A Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em 3 fases :

Primeira Fase (1914 – 1915)

Marcado pela rápida ofensiva das tropas alemãs no território francês. O exército francês organizou uma contra-ofensiva, detento o avanço germânico sobre Paris (Batalha de Marne). A partir desse momento nenhum dos dois lados conseguiu vitorias significativas.

Segunda Fase ( 1915 – 1917)
Essa fase foi marcada pela guerra de trincheiras, em que cada lado procurava garantir sua posição evitando a aproximação do inimigo. Foi um período muito desgastante.

Terceira Fase (1917 – 1918)
Caracterizada pela entrada de outros países na guerra. A marinha Alemã afundou navios de países tidos como neutros. Foi o caso, por exemplo, dos navios Lusitânia e Arábia, dos Estados Unidos e do navio Paraná, do Brasil. O que impulsionou a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Outro fato marcante foi a saída da Rússia devido ao início da Revolução Russa e a assinatura de um tratado de paz com á Alemanha.


FIM DA GUERRA

A entrada dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial foi decisiva para o desfecho dela. O país que exportava alimentos e materiais bélicos para o grupo da Entente se beneficiou, aumentando o potencial de sua economia. O governo alemão, agora percebendo tamanha desvantagem e impossibilidade de vitória na guerra, decidiu render-se e assinar um armistício (acordo de paz). Tal acordo exigia da Alemanha:
*O pagamento de uma indenização exorbitante (que posteriormente foi reduzida);

*A devolução dos materiais de guerra apreendidos;

*Devolução dos territórios ocupados pelo exército alemão.



Após a guerra a situação da Europa era de extrema destruição, fazendo com que os povos europeus que lutaram na guerra perderam parte de sua nacionalidade. Quando a guerra acabou no período de um ano (1919-1920) foram feitas varias conferencias, onde a principal conferência foi feita na frança, no palácio de Versalhes, onde os países que ganharam a guerra decidiram que a Alemanha seria a grande culpada da guerra e teria que se submeter a tratados humilhantes como:


- Pagar uma enorme indenização em dinheiro aos países vencedores
- Não poderia constituir aviação militar e não poder ter mais de 100 soldados em seu exército
- Devolver o território de Alsácia - Lorena pra França
- Ceder outros territórios à Inglaterra, Bélgica e Dinamarca

Liga das Nações

A liga das nações foi uma proposta do presidente dos Estados Unidos (Woodrow Wilsom) aprovada pelos membros da conferencia de Paz de Versalhes.
Integrada por países-membros de todos os continentes, sua principal missão seria agir como mediadora nos conflitos internacionais, procurando preservar a paz mundial.
O senado dos Estados Unidos, no entanto, vetou a participação do seu país na liga das nações, pois discordava da posição fiscalizadora dessa entidade em relação á execução dos tratados internacionais firmados no pós-guerra.
Assim sem a adesão dos Estados Unidos e de outras potências, a liga das nações não reuniu a força política necessária para cumprir seu papel.

Prosperidade dos Estados Unidos.

Com a eclosão da primeira guerra mundial na Europa, houve uma explosão do crescimento agrícola e industrial dos Estados Unidos. Isso ocorreu porque, conservando-se o pais no inicio, numa posição de neutralidade, seus produtores e empresários puderam abastecer as nações envolvidas no conflito, já que estas tinham sido obrigadas a reduzir sua atividades econômicas.
Além disso, enquanto as potencias européias concentravam seus esforços na guerra, as indústrias dos EUA aproveitavam para ocupa e suprir mercados da Ásia e da America Latina que deixaram de ser atendidos pelos produtores europeus.
Ao final do conflito, os bancos e o governo dos Estados Unidos possuíam aproximadamente a metade de todo o ouro que circulava nos mercados financeiros internacionais, tornando-se credores da Europa arrasada. W assim, esse país projetou-se como grande potencia mundial.


Informações retiradas do livro "Historia Global".


Grupo :
Diego Matos,
Gabriel Sousa,
Matheus Oliva
João Victor
Marcelo Augusto

Um comentário: