Finalidade deste Blog






Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

Religiões Pelo Mundo

Nos dias atuais, as religiões têm sido abordadas amplamente, tornando-se motivos para calorosas discussões em torno de seus dogmas e a sua interferência na sociedade.





Islamismo:

Uma das quatro religiões monoteístas baseada nos ensinamentos de Maomé, chamado “O Profeta”, contidos no livro sagrado islâmico, o Corão. A palavra islã significa submeter, e exprime a submissão à lei e à vontade de Alá. Seus seguidores são chamados de muçulmanos, que significa aquele que se submete a Deus.




Judaísmo:

O judaísmo é uma crença monoteísta que se apoia em três pilares:Torá, Nas Boas Ações e na Adoração .Por ser uma religião que supervaloriza a moralidade, grande parte de seus preceitosbaseia- se na recomendação de costumes e comportamentos “retos.”



Candomblé e Umbanda:


O candomblé é uma religião africana trazida para o Brasil no período em que os negros desembarcaram para serem escravos. Nesse período, a Igreja Católica proibia o ritual africano e ainda tinha o apoio do governo, que julgava o ato como criminoso, por isso os escravos cultuavam seus Orixás, Inquices e Vodus omitindo-os em santos católicos.

O candomblé não pode ser igualado à umbanda. No candomblé, não há incorporação de espíritos, já que os orixás que são incorporados são divindades da natureza; enquanto na umbanda, as incorporações são feitas através de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação.


Conclusão do Grupo:

As religiões que se espalharam pelo mundo diferenciam-se de acordo com as crenças culturais e os fatores sociais. Sendo usadas muitas vezes como "explicação" para os poderes dos grandes reis, e como arma poderosa de disseminação de valores dentro das sociedades.

Elas se construíram muitas vezes em períodos de conflitos culturais, sociais e pessoais.

Mas apesar de todas as diferenças entre elas, ou de qualquer rivalidade existente, tanto na antiguidade, tanto nos dias atuais, as pessoas buscam a mesma coisa: Uma força maior para crer, na qual se sustentassem, justificassem seus atos e respondesse seus questionamentos. Uma satisfação espiritual.

Equipe:
3º Ano
Amanda Teixeira
Ana Hardt
Caio Lemos
Rebeca Schleier
Stephanie Wicks
Tarcila Santana

Um comentário:

  1. Na parte que fala sobre a umbanda e o candomblé, está muito interessante.Entretanto poderiam apronfundar bem mais falando por exemplo sobre as mitologias dos orixás que envolve a razão da existência dessas religiões, essas histórias são encontradas em muitos sites e livros. Gostaria de acrescentar que no candomblé como na umbanda, existe em algumas casas, a incorporação de caboclos (que são as conhecidas rodas de caboclos) e preto velhos raramente!
    Essas reuniões, são abertas para atendimentos e cuidados espirtuais à comunidade.Esses centros de umbanda e candomblé, não só fazem a caridade espiritual, mais também a material, pois muitos incentivam e oferecem os estudos, o trabalho e cestas básicas.

    Mariana Brito 3ºB (Salesiano Dom Bosco)

    ResponderExcluir