Finalidade deste Blog






Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

A arte como representação social

Grupo:
Ana Paulo Souto
Ananda Larissa
Ariel Brasileiro
Carolina Suassuna
Filipe Calheira
Kin Guerra

Com o passar das décadas nos deparamos com movimentos ideológicos, políticos, econômicos e religiosos serem reforçados ou contrariados através de manifestos artísticos.
A arte é difundida de forma clássica em pilares distintos como a literatura, arquitetura, as artes plásticas e a música. Com a evolução tecnológica mais uma forma de arte foi inventada: o cinema, que cada vez mais adquiriu influência social.
É fundamental para a construção de uma sociedade a ligação entre movimentos sociais e culturais. Ambos, juntos, são fortalecidos e divulgados com maior facilidade. Exemplo dessa junção foram as Vanguardas Européias. No período da sua criação a Europa se encontrava em grande crise social e econômica, necessitando de uma reforma administrativa para reverter essa situação. Esses movimentos artísticos propuseram mudanças ideológicas de cada cidadão através da ruptura com o modelo acadêmico clássico de arte e renovou o cenário artístico europeu que se espalhou pelo mundo.
No Brasil, um dos manifestos de maior destaque estão relacionados a cultura afro-decendente, para romper com o preconceito racial alimentado durante séculos no cenário deste país, como por exemplo o Ilê Aiyê e Olodum. Essas e outras organizações culturais utilizam a arte e religião para como forma de valorização e respeito. Assim, podemos concluir que a arte está diretamente presente e relacionada com o social.


Outro importante movimento artístico brasileiro foi a Tropicália. Trata-se da mistura de manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Surgiu no final da década de 1960, durante o regime militar dando ênfase no manifesto através da música com mensagens contra a opressão vinda do governo.





Um comentário:

  1. Interessante, porém, superficial.

    O grupo poderia ter discorrido mais sobre outras facetas da arte durante os séculos, em especial no final do Século XX.

    A Body Art, por exemplo é uma das maiores "Representações sociais" existentes. O artista procura utilizar o seu próprio corpo para chocar a sociedade e realizar uma revolução, em pequena ou larga escala. E é palpável. Recente.

    Bastante.

    ResponderExcluir