Finalidade deste Blog






Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011


SEGUNDO REINADO (23 de Julho de 1840 – 15 de Novembro de 1889)


Política no Segundo Reinado

A política no Segundo Reinado foi marcada pela disputa entre o Partido Liberal e o Conservador.Neste período o imperador escolhia o presidente do Conselho de Ministros entre os integrantes do partido que possuía maioria na Assembléia Geral. Nas eleições eram comuns as fraudes, compras de votos e até atos violentos para garantir a eleição.
O café brasileiro foi um produto de grande destaque no mercado internacional , fazendo com que os produtores brasileiros enriquecessem.Com a tarifa Alves Branco , o imposto das importações foi aumentado , o que acarretou no investimento em industria no Brasil.Isso só foi possível graças aos lucros obtidos pela venda do café.

Guerra do Paraguai
Solano Lopéz , governante paraguaio tinha uma visão expansionista.Desejava obter uma saída para o mar para a venda dos produtos da industria paraguaia que crescia.Ele invade a província de Mato Grosso e depois a Argentina.Brasil , Argentina e Uruguai se uniram para lutar contra Lopez .
Em contra partida á invasão o Brasil que detinha uma Marinha superior a paraguaia junto com os 2 membros da Aliança , venceu o Paraguai na batalha de Riachuelo.
Quem lucrou com a guerra foi a Inglaterra com seus bancos emprestando dinheiro com juros á aliança e na venda de armamentos e suprimentos.


Lei de terras :
Antes desta lei , para alguém ser dono de uma propriedade era só ocupar aquela área.Após esta lei , seria necessário pagar para ser dono de uma propriedade.Essa lei foi feita em um momento perfeito , pois após a abolição dos escravos e a chegada dos imigrantes seria necessário lucrar com a atividade agrícola.Essas novas classes teriam que pagar para ter uma terra.



Lei Eusébio de Queiróz (1850): proibiu oficialmente o tráfico de escravos no Brasil
- Lei do Ventre Livre (1871): tornou livre os filhos de escravos nascidos após 1871
- Lei dos Sexagenários (1885): dava liberdade aos escravos ao completarem 65 anos de idade.
- Lei Áurea (1888): assinada pela Princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.


Muitos imigrantes europeus, chegaram para aumentar a mão-de-obra nos cafezais de São Paulo, a partir de 1850. Vieram para, substituir mão-de-obra escrava.
Crise do Império
A crise do 2º Reinado teve início já no começo da década de 1880. Esta crise pode ser entendida através de algumas questões:
- A questão religiosa, uma vez que a igreja catolica nao aceitava a pratica da maçonaria no brasil , e ordenou ao imperador que a banisse do brasil. Porem D. Pedro não o fez , levando descontamento da Igreja.
- A questão militar  deveu – se ao fato de que ao retornarem da guerra do Paraguai , os soldados brasileiros voltaram insatisfeitos com a imposição do imperador.. Além disso, os militares estavam insatisfeitos com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam dar declarações na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
- A classe média brasileira (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar a implantação da República no país;
- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico. Fazendeiros de regiões mais pobres do país também estavam insatisfeitos, pois a abolição da escravatura, encontraram dificuldades em contratar mão-de-obra remunerada.

GRUPO : 
Vinícius Campos Hughes
Anne Bittencourt
Rodrigo Atta
Bruno Vieira
Flávia Sanchez






Nenhum comentário:

Postar um comentário