Finalidade deste Blog






Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Regimes Totalitários e Crise de 1929

Grupo:
Gabriel Magalhães
José Carlos
Iago Santos
Miguel Neto
Lucas Figueredo


Crise de 1929

A Crise Econômica de 1929, também conhecida como crash, quebra ou crack, teve seu início em 24 de outubro de 1929 e é tido como o período de maior recessão econômica do século XX. Seus efeitos foram sentidos em todo o mundo, já que os Estados Unidos eram a maior potência econômica da época, concentrando quase 50% da produção da indústria mundial, graças ao sistema de produção Fordista.
O crescimento vertiginoso na economia estadunidense se dá a partir do fim da Primeira Guerra Mundial, quando os países europeus, arrasados pela guerra, necessitavam de empréstimos para sua reconstrução, bem como de produtos essenciais para a sobrevivência da população.
Visto isso, podemos citar algumas causas da Grande Depressão:

·         Especulação crescente na bolsa de valores, que causou a queda drástica e repentina das ações de várias empresas
·         Crescimento acelerado num curto período de tempo
·         Produção acima das necessidades da população, ocasionando aumento dos estoques

A Crise perdurou durante toda a década de 1930, tendo fim apenas com o início da Segunda Guerra Mundial em 1939. Medidas como o New Deal (1933) reduziram os efeitos da depressão, mas não tiveram o poder de dar fim à mesma. O fim da crise só veio quando os Estados Unidos voltaram a exportar equipamentos bélicos devido à 2ª Guerra.
Aqui vão algumas consequências da Recessão de 29:

·          Altos níveis de desemprego
·                    Falência de diversas empresas em todo o mundo
·                    Recessão econômica (Redução do Produto Interno Bruto)



Expansão do Totalitarismo

Temendo o socialismo crescente na Europa, a burguesia de países como Espanha e Portugal passaram a financiar partidos que mantivessem o capitalismo e convencessem da importância de se submeterem ao Estado. Estava pronto o cenário para a expansão dos regimes totalitários.
Em Portugal Salazar, apoiado pela elite lusitana, chega ao poder impondo um governo totalitário que só terminaria com a sua morte.
Na Espanha, após longa guerra civil eternizada por Picasso em Guernica, Francisco Franco chega ao poder apoiado pelos poderios bélicos da Alemanha e da Itália, além da burguesia espanhola, impondo mais um governo totalitário.
No Brasil Getúlio Vargas chega ao poder com o apoio do único partido fascista do país, o partido Integralista, e instaura o Estado Novo, um governo ditatorial.




Fascismo


Após a I Guerra Mundial ,os italianos se sentiram revoltados, devido ao não cumprimento total dos compromissos dos Aliados.Dentre outros fatos que impulsionaram o fascismo,está o fato de ganharem menos do que acreditavam,da alta inflação, da queda das exportações e dos negócios,caos econômico, crescimento do partido socialista.Além disso o radicalismo econômico e político dos socialistas e supremacia do Estado.



O fascismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919. Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão “camisas negras”, em virtude do uniforme que utilizavam.


Anticomunista

Elitistas, os fascistas imaginavam um regime em que a elite "superior biológica e intelectualmente", deveria dominar o mundo.
Antiliberal

Os fascistas defendiam uma ditadura em que todos fossem submissos do grande líder fascista. No regime fascista não existiam eleições, liberdade de imprensa, toda a oposição ao governo iria pra cadeia, livros incômodos são queimados.
Totalitarismo O indivíduo deve se subordinar completamente ao Estado. O que o governo quer, devemos querer. "Crer para obedecer, obedecer para crer." O Estado proibia obras de arte moderna, esterilizava mulheres e mandava abortar à força.

Militarista Para recuperar a economia o governo incentivou a industria bélica. Além disso os fascistas falavam o tempo todo em "restaurar a ordem". O objetivo era transformar o país num acampamento militar.


Conservador O objetivo do fascismo era manter o capitalismo vivo e o proletariado oprimido. Entretanto, o jeito deles falarem, tocava os sentimentos antiburgueses do povo.

Nacionalista
Um nacionalismo doentio, xenófobo.Assim o estrangeiro sempre era visto como inferior ou hostil.
Racista Os povos não europeus eram vistos como vermes desprezíveis. Os judeus eram acusados de tudo de ruim que acontecia. Foram usados como bode expiatório.Em vez de revelar a culpa da burguesia pela crise econômica, os fascistas empurravam a culpa para cima dos judeus.



Nazismo


Com o fim da Primeira Guerra Mundial,realizou-se a Conferência de Versalhes entre janeiro de 1919 a janeiro de 1920,no qual a Alemanha foi a culpada pela guerra.Com o Tratado de Versalhes, os alemães sofreram diversas sanções como a perda de territórios conquistados, pagamento de indenizações aos países vencedores e a redução do poderio militar.

Surgimento de Hitler:
Os efeitos do Tratado de Versalhes fizeram com que os alemães se sentissem humilhados,o que ajudou no ressurgimento do nacionalismo alemão e o surgimento do nazismo.
Com isso a figura de Adolf Hitler se tornou importante.Hitler lutou como voluntário do exército alemão na Primeira Guerra,liderou o partido nazista,que com a expansão socialista teve apoio da elite alemã.Após uma fracassada tentativa de golpe de estado em 1922,Hitler foi preso onde elaborou as principais doutrinas nazistas no livro Mein Kampf (Minha luta).Alguns deles eram a superioridade da raça ariana, antissemitismo, total poder do estado e expansionismo.Onze anos depois em 1933,Hitler chega ao poder com o apoio da população,derrubando Von Hindenburg devido a instabilidade política.

Curiosidades

Uma séria manifestação do conflito entre fascismo e socialismo foi a Guerra Civil Espanhola, com a Itália fascista e a Alemanha Nazi a apoiar as forças nacionalistas espanholas, que combatiam comunistas, socialistas e anarco-sindicalistas.
Os nazi-fascistas se caracterizam pelo ativismo, ou seja, o uso da força e da violência, sobretudo contra as correntes de esquerda – comunistas, socialistas e anarquistas.

Baseia-se na doutrina do nacional-socialismo, formulada por Adolf Hitler, que orienta o programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP).





Stalin significa em russo: ¨ Homem de Aço ¨ .

A cidade de Volvogrado, em homenagem a Stalin, recebeu o nome de Stalingrado por causa de sua tirania.

Durante o reinado Stalin, aproximadamente de 7 a 10 milhões de pessoas morreram intencionalmente de fome na Ucrânia. Um evento que hoje é conhecido como ¨ Holodomor ¨.

Não houve nenhum ditador na história que tenha causado mais sofrimento no seu próprio povo que Loseb Besarionis Jughashvili (Stalin).







Nenhum comentário:

Postar um comentário