Finalidade deste Blog






Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Periodo Regencial 2°b

             Grupo:
             Gabrielle Fraga
 Rodrigo Menezes

Naily Lorena
Lais Vasquez
Sophia Ramalho
Período Regencial



D. Pedro I abdicou do trono, em 1831, em favor de seu filho Pedro de Alcântara, de apenas 5 anos de idade, e partiu para Portugal. Como o novo imperador era menor de idade, pelas regras da Constituição do Império de 1824, o Brasil deveria ser governado por um conselho de 3 regentes, eleito pelo Legislativo, até que o menino completasse 18 anos. Foi o que ocorreu durante nove anos (1831-1890). Esse período da historia do Brasil, entre o Primeiro e o Segundo Reinado, é conhecido como Período Regencial.

·         Progressistas e regressistas
Em 1834, d. Pedro I morreu em Portugal, aos 36 anos de idade. Com sua morte, não havia mais motivos para a existência do grupo que desejava reconduzi-lo ao poder – os restauradores.
            Por volta de 1837, o grupo dos liberais moderados dividiu-se em duas alas, que passaram a dominar a cena política brasileira e a disputar o poder. Eram eles os progressistas e os regressistas.

·         O período regencial costuma ser dividido em três fases:
1.      Regência Trina Provisória – de 7 de abril a 7 de junho de 1831;
2.      Regência Trina Permanente – de 1831 até 1835;
3.      Regências Unas – de 1835 a 1837, a regência do padre Diogo Antonio Feijó; e de 1838 a 1840, regência de Araujo Lima.





Revoltas Provinciais

O período regencial foi uma época conturbada de nossa historia, com a eclosão de revoltas nas províncias brasileiras – o que teria levado Feijó a dizer, em determinando momento: “ O vulcão da anarquia ameaça devorar o Império”.
Revoltas não ocorrem por acaso; elas são o produto de insatisfações coletivas acumuladas durante certo tempo. No caso do Brasil, elas abundavam desde a época de d. Pedro I. Como os governos regenciais não foram capazes de atendê-las nem eliminar suas causas, essas insatisfações acabaram manifestando-se de forma violenta e explosiva.
Elas estavam vinculadas, basicamente, à crise do Imperio em três esferas: economia, social e política.

Cabanagem
Introdução

A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (região norte do Brasil, atual estado do Pará). Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.

Contexto histórico


No início do Período Regencial, a situação da população pobre do Grão-Pará era péssima. Mestiços e 
índios viviam na miséria total. Sem trabalho e sem condições adequadas de vida, os cabanos sofriam em suas pobres cabanas às margens dos rios. Esta situação provocou o sentimento de abandono com relação ao governo central e, ao mesmo tempo, muita revolta.

Os comerciantes e fazendeiros da região também estavam descontentes, pois o governo regencial havia nomeado para a província um presidente que não agradava a elite local.

Causas e objetivos

Embora por causas diferentes, os cabanos (índios e mestiços, na maioria) e os integrantes da elite local (comerciantes e fazendeiros) se uniram contra o governo regencial nesta revolta. O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará.

Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisões administrativas e políticas da província.

Revolta

Com início em 1835, a Cabanagem gerou uma sangrenta guerra entre os cabanos e as tropas do governo central. As estimativas feitas por historiadores apontam que cerca de 30 mil pessoas morreram durante os cinco anos de combates.

No ano de 1835, os cabanos ocuparam a cidade de Belém (capital da província) e colocaram na presidência da província Félix Malcher. Fazendeiro, Malcher fez acordos com o governo regencial, traindo o movimento. Revoltados, os cabanos mataram Malcher e colocaram no lugar o lavrador Francisco Pedro Vinagre (sucedido por Eduardo Angelim).

Contanto com o apoio inclusive de tropas de mercenários europeus, o governo central brasileiro usou toda a força para reprimir a revolta que ganhava cada vez mais força.

Fim da revolta

Após cinco anos de sangrentos combates, o governo regencial conseguiu reprimir a revolta. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.


Balaiada

O que foi:
- Revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841.
Motivos do conflito:
- Grande parte da população pobre do estado era contra o monopólio político de um grupo de fazendeiros da região. Estes fazendeiros comandavam a região e usavam a força e violência para atingirem seus objetivos políticos e econômicos.
Como começou e os fatos mais importantes:
- No mês de dezembro de 1838 o líder do movimento, Raimundo Gomes, invadiu a prisão de Vila Manga para libertar seu irmão. Acabou aproveitando a situação e libertando todos outros presos.
- Em 1839 os balaios (como eram chamados os revoltosos), fizeram algumas conquistas como, por exemplo, a Vila de Caxias. Conseguiram também organizar uma Junta Provisória.
- O governo maranhense organizou suas forças militares, inclusive com apoio de militares de outras províncias, e passou a combater fortemente os balaios.  Com a participação de muitos escravos fugitivos, prisioneiros e trabalhadores pobres da região, os balaios conseguiram obter algumas vitórias no início dos conflitos.
- O  coronel Luís Alves Lima e Silva foi nomeado pelo Império como governador da província do Maranhão com o objetivo de pacificar a revolta. O Barão de Caxias, que mais tarde seria duque, foi eficiente em sua missão e reconquistou a Vila de Caxias.
O enfraquecimento do movimento e o fim da revolta 
Após perder a Vila de Caxias, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, se entregou as tropas oficiais.
- Em 1839, após a morte de Balaio, Cosme Bento (ex-escravo) assumiu a liderança dos balaios. Em 1840 ele partiu, com centenas de revoltosos para o interior.
- Em 1841, já com o movimento enfraquecido, muitos balaios resolverem se render, aproveitando a anistia concedida pelo governo.
- Em 1841, o líder Cosme Bento foi capturado e enforcado. Era o fim da revolta.



Questões Período Regencial

pergunta:Sobre a Guarda Nacional, é correto afirmar que ela foi criada:
a) pelo imperador, D. Pedro II, e era por ele diretamente comandada, razão pela qual tornou-se a principal força durante a Guerra do Paraguai.
b) para atuar unicamente no Sul, a fim de assegurar a dominação do Império na Província Cisplatina.
c) segundo o modelo da Guarda Nacional Francesa, o que fez dela o braço armado de diversas rebeliões no período regencial e início do Segundo Reinado.
d) para substituir o exército extinto durante a menoridade, o qual era composto, em sua maioria, por portugueses e ameaçava restaurar os laços coloniais.
e) no período regencial como instrumento dos setores conservadores destinado a manter e restabelecer a ordem e a tranqüilidade públicas.



resposta:[E]
pergunta:I. A política de recolonização proposta pelas Cortes portuguesas foi um dos fatores que levaram à proclamação da Independência. II. As rebeliões ocorridas durante o Período Regencial permitiram que as camadas mais pobres da população tivessem representação e participação política junto às instituições imperiais. III. A abdicação de D. Pedro I significou a vitória dos liberais e a consolidação do poder da aristocracia rural.



resposta:[C]
pergunta:"Diante do Trono vazio defrontavam-se as províncias, com a propriedade territorial lhes ditando a contextura política, sequiosas de comandar o governo-geral, espreitadas por um gigante tolhido, mas ameaçador: o elemento monárquico, agarrado, em parte, ao manto roto de D. Pedro I e às fraldas do Imperador menino." Identifique o período de nossa história a que se refere o texto acima e ofereça subsídios adequados à compreensão dos motivos para as agitações políticas e sociais.



resposta:
pergunta:"Mais importante, o país é abalado por choques de extrema gravidade; não mais os motins... mas verdadeiros movimentos revolucionários, com intensa participação popular, põem em jogo a ordem interna e ameaçam a unidade nacional. Em nenhum outro momento há tantos episódios, em vários pontos do país, contando com a presença da massa no que ela tem de mais humilde, desfavorecido. Daí as notáveis conflagrações verificadas no Pará, no Maranhão, em Pernambuco, na Bahia, no Rio Grande do Sul." (Francisco Iglésias, "BRASIL, SOCIEDADE DEMOCRÁTICA".) Este texto refere-se ao período:
a) da Guerra da Independência.
b) da Revolução de 1930.
c) agitado da Regência.
d) das Revoltas Tenentistas.
e) da Proclamação da República.



resposta:[C]
pergunta:Iniciado por holandeses e ingleses, o povoamento consolida-se com os portugueses. Em 1835, é palco do movimento popular da Cabanagem. A economia fica estagnada até o fim do século XIX. O crescimento é retomado com o ciclo da borracha e continua com a produção de madeira e castanha.
a) Paraíba
b) Paraná
c) Mato Grosso do Sul
d) Pará
e) Minas Gerais



resposta:[D]

Nenhum comentário:

Postar um comentário