Finalidade deste Blog






Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2011

América no Séc. XIX - 2°A

AMÉRICA DO SÉCULO XIX
-Camila Alencar
-Giovanna Maracajá
-Mirella Rios
-Paula Oliveira
-Lucas Nunes
Poderão ser encontrado neste tópico informações e curiosidades sobre o expansionismo dos Estados Unidos da América ocorrido no século XIX, onde as fronteiras aumentaram até sete vezes para o oeste logo após conquistar sua independência com o tratado de Paris, e também no século XIX, a Guerra da Secessão, uma guerra civil onde 3% da população total do pais na época foi morta, uma guerra onde seu nome, causas e motivos causam controvérsias e debates até nos dias de hoje.
-Expansão Territorial dos Estados Unidos-
No Século XIX os americanos acreditavam em algo chamado: Doutrina do destino Manifesto, ou seja, acreditavam que haviam sido escolhidos por Deus para dominar o mundo. Além disso os EUA estavam se desenvolvendo economicamente, logo, precisariam expandir o seu território. Existia também a grande chegada de imigrantes em busca de oportunidades e uma lei que chamava mais ainda a atenção deles - Homestead Act-  que dizia que àqueles que cultivassem por 5 anos nas terras do oeste possuiriam 160 acres dessas terras. Esses foram os principais motivos que levaram os Estados unidos a expandirem seus terrritórios.
FORMAS DE EXPANSÃO:
-Os Estados Unidos conseguiram conquistar terras do Oeste como o território da Louisiana que foi vendida por Napoleão Bonaparte para os norte-americanos por 15 milhões de dólares, a Flórida vendida pelos espanhóis por 5 milhões de dólares, o Alasca vendido pela Rússia por 7 milhões de dólares e o Oregon que foi cedido pelos ingleses aos norte-americanos.
-Existiu Também o Conflito com o México pelo Texas, que começou com uma guerra e depois gerou um acordo onde o México cedia as terras porém os EUA teriam que aderir ao catolicismo e jurar lealdade, mas muitos conflitos internos continuaram acontecendo e foi assim que começou a Guerra do México, que foi de 1845 a 1848, e então nesse período que definitivamente foi proclamada a independência do Texas em relação ao México, e passou a compor os EUA. O fim da guerra foi marcado pela assinatura do Tratado de Guadalupe-Hidalgo, consolidando o Rio Grande como região fronteiriça entre o México e o Texas. As regiões da Califórnia, Arizona, Novo México, Nevada, Utah e uma porção de Colorado foram cedidas aos norte-americanos por 15 milhões de dólares.
- Os Índios também sofreram muito com o processo de expansão pois não tinham como lutar por suas terras e facilmente seriam derrotados.

         Guerra dos secessão
A guerra de secessão ocorreu entre os anos de 1861 e 1865, foi um conflito armado entre os habitantes da parte do sul dos estados unidos contra os da parte norte.
Essa guerra ocorreu pois os estados do sul tinham uma economia sustentada pela escravidão e produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação, e os estados do norte eram abolicionistas, ou seja, contra a escravidão, pois queriam expandir o mercado consumidor e possuam suas economias baseadas na indústria.
A guerra foi iniciada em 1861 e durou cerca de cinco anos, ela provocou a morte de milhares de pessoas. foram os estados do sul que deram o “ponta pé inicial” com ações militares, mas foram os estados do norte, mais ricos e preparados, que venceram e com isso, seus interesses foram atendidos. O resultado foi a escravidão abolida, a região norte ficou ainda mais rica devido a intensificação da industrialização e o sul passou por uma crise e ainda foi ocupada militarmente até 1877.
É importante lembrar que mesmo com a escravidão abolida, os negros continuaram sendo marginalizados pela sociedade, continuaram sendo vítimas de preconceitos e maus-tratos e que Nesse período uma perseguição racista contra os negros aconteceu, os sulistas criaram associações racistas que faziam perseguições e matavam os negros, são as Ku Klux Kan (KKK), que veremos a seguir.

KU KLUX KLAN
Tudo se iniciou após a Guerra de Secessão nos EUA, quando um grupo de rapazes decidiu fazer brincadeiras à noite. Para isso, se fantasiaram com panos e capuzes e passaram a assustar os negros recém-libertados. Esses, geralmente supersticiosas e sem instrução, acreditavam se deparar com fantasmas. 

Aos poucos, a brincadeira se tornou uma coisa séria. O Ku Klux Klan passou a oprimir os escravos recém-libertados e a impedir a integração social dos mesmos, como por exemplo, o direito de votar e de adquirir terras. A organização apoiava a supremacia dos cristãos protestantes anglo-saxões em detrimento às outras religiões e grupos étnicos. Em 1872, o grupo foi reconhecido como uma entidade terrorista e entrou em decadência.

A partir de 1915, o Ku Klux Klan ressurgiu de forma legal na cidade de Atlanta, Estado da Geórgia. Em 7 de junho de 1920, a instituição passou a ser dirigida pelo jornalista E. Y. Clake, que mobilizou uma forte repressão contra os negros, judeus, estrangeiros e contra a Igreja Católica. Nessa época, o grupo já fazia linchamentos e atividades violentas contra seus inimigos. Em 1920, a organização contava com cerca de 4 milhões de membros. 

Após a Crise de 29, o Ku Klux Klan entrou em decadência, e mesmo após diversas tentativas de ressurreição, o movimento não obteve o mesmo sucesso de antigamente. O principal motivo para esse declínio talvez seja o fato de a mentalidade dos americanos ter sido mudada gradativamente, principalmente no que se refere à importância do negro para a nação. Mesmo assim, a organização ainda existe, no entanto de forma bem mais discreta, com cerca de 3 mil pessoas associadas.

Fontes: http://zepauloblog.blogspot.com/2008/09/expanso-territorial-dos-eua-no-sculo.html
http://www.colegioweb.com.br/historia/a-conquista-do-oeste.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário