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Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


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sexta-feira, 29 de abril de 2011

Iluminismo e Revolução Francesa - 2°B

Grupo:
  1. Anne Bittencourt
  2. Bruno Vieira
  3. Flávia Sanches
  4. Rodrigo Atta
  5. Vinícius Hughes.

Revolução francesa e iluminismo


                   
A Revolução Francesa reteve influencia do movimento Iluminista, cuja forma de ver a realidade buscava se “livrar” dos dogmas religiosos e a política injusta, além de não se misturarem; procurava manter o poder do povo sob o Estado e eram contra a Monarquia. Segundo o Iluminismo era possível através de um conjunto de reformas sociopolíticas, melhorar a situação jurídica e material de todos.

A pirâmide social da França era dividida em três estados:
1º - Nobreza: Isenção de impostos, grande poderio.
2º - Clero: Isenção de impostos, representação da igreja,
3º - Burguesia + povo: Eram aqueles que mantinham o poder do topo da pirâmide, pois pagavam impostos.

A França se encontrava em uma crise social e econômica. O 3º Estado pesava as obrigações de pagar impostos e sustentar as despesas dos grupos privilegiados. Revoltados, passaram a lutar pela “igualdade”. Assim, a Burguesia queria a reestruturação do Estado para alcançar seus interesses.

ETAPAS DA MARCHA DA REVOLUÇÃO
- Reunião dos Estados Gerais: O Rei se via prejudicado e considerou a idéia de cobrar impostos do 1º e 2º Estado, para melhorar a situação. O 1º e o 2º Estado se sentiram ameaçados e pediram a convocação da assembléia dos Estados gerais, onde participavam os três estados para opinar e decidir o que deveria ser feito. Porém os primeiros estados estavam juntos, e vetaram as opiniões do 3º Estado, revelando um processo injusto.Como os votos eram feitos por estado e os interesses dos primeiros estados eram semelhantes, ficou:
2 votos (1º e 2º Estado)  x 1 voto (3º Estado).
- Conseqüências: A Assembléia dos Estados Gerais foi concedida, mas houve conseqüências devastadoras. A Nobreza subestimou a força e a capacidade política dos 3º Estado – que estava em maior quantidade.
Foi apresentado um caderno de queixas, e com ele a Burguesia aproveitou para fazer propostas de reforma.

REVOLTA
·         O 3º Estado proclamou a Assembléia Nacional para elaborar uma nova Constituição para a França
·         Queda da Bastilha o 3º Estado invadiu a prisão da bastilha, soltando os presos inimigos políticos da Monarquia, e pegaram armas para lutar
·         Luis XVI convoca tropas contra o 3º Estado
·         Reconhecimento da legitimidade da Assembléia Nacional Constituinte.

FIM DOS PRIVILÉGIOS FEUDAIS
·         Fim dos direitos Senhoriais sobre os camponeses e fim dos privilégios dos nobres e do clero.
·         Redução do poder do Clero Confiscação de terras da igreja

MONARQUIA CONSTITUCIONAL – Após a queda da bastilha, influenciados pelos iluministas criaram a declaração dos Direitos do Homem.
·         Menos poder do Rei
·         Organização Social: Igualdade entre os indivíduos
·         Separação do Estado da Igreja
·         Liberdade Religiosa
·         Organização Política: Poder Legislativo, Executivo e Judiciário→ Divisão do poder, para que evitasse despotismo.
·         Votos Individuais.
Obs: O Rei, insatisfeito, conspira contra a Revolta junto a outros países que se sentiram ameaçados.

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E CONVENÇÃO NACIONAL

Ø  Girundinos→ Alta Burguesia → Defendiam posições moderadas
Ø  Jacobinos → Pequena e média burguesia → Representam o interesse popular
Ø  Planície → Burguesia Financeira → Acompanha quem está no poder <--!more>

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