Finalidade deste Blog






Este projeto surgiu como uma atividade escolar, em união de idéias dos estudantes com a minha, visando a integração História e as Tic`s. Nos dias atuais a geração Z, fortemente vinculada à modernidade tecnológica, enxerga como obsoleta a aquisição de conhecimento apenas pelos livros didáticos e o espaço físico reservado à parte de dentro da escola. Este espaço virtual possibilitará a continuidade dos estudos acadêmicos, espaço para debate com fórum sobre temas de relevância factual histórica e temática atual. Queridos estudantes aproveitem bem este espaço porque ele lhe pertence. Boa navegação... Abraços, Dino.


Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Independência da América Espanhola -2°A

Equipe:

  1. Eric Oliveira
    Michelangelo Belchior
    Victor Fernandes
    Roberto Brandão

A independência na America espanhola
     A independência da América espanhola está relacionada às transformações que ocorreram no século XVIII na Europa e que levaram à ruína o Absolutismo.

Os conflitos na America espanhola iniciaram no século  19
Entre os anos de  1808 a 1829,tendo começado no México e argentina, os conflitos tinham caráter  tanto civil como de guerra de libertação, os conflitos foram se alastrando pela cone sul e América-central .
    Os combatentes de ambos os lados eram portugueses e espanhóis contra os ditos americanos, os conflitos principais se deram  neste período de 20 anos mais a maioria demoraram décadas fará se finalizar.
      Um dos principais estopins para as revoluções foi a guerra na Europa provocada por Napoleão Bonaparte, os ideais dessa revolução na Europa foram fundamentais para que as colônias pensassem neoliberalismo.
    Somando-se a problemas de decadência nas cortes  das colônias, a ideais iluministas a revolução foi acontecendo vagarosamente, e no século XIX o processo de liberalismo estourou.
        Antecedentes

  Nos países colonizados pela Espanha havia uma certa liberdade    em relação ao ensino e aos ideais importados  da Europa, isso também é um dos motivos do liberalismo.  Porem apenas as classes cultas da população tinham acesso a  esses ideais.
     Já no Brasil o liberalismo se deu principalmente por causa da fuga dos  reis de  Portugal para o Brasil,mostrando a decadência do sistema monárquico.


     As causas

   As revoluções em sua maioria foram processos longos e complexos que tinham como modelo os ideais franceses, mas as causas principais eram internas,motivos como tributos e  constituição rígida inspiraram a revolução.;

     Causas internas.

    O grupo social dos Criollos queria maior liberdade econômica para isso queriam um novo sistema de comercio
     A prova da fraqueza de Portugal e Espanha durante o período de invasão francês.
      Os ideais difundidos  pelas  grandes universidades nacionais que tinham poder de influências as classes ricas da população.
   
  Causas Externas

    A ideais estrangeiros difundidos principalmente da Europa.
    Apoio dos estados unidos no processo de unificação das colônias
     Apoio externo dos principais líderes revolucionários.



       Processos de independência
   Na América do Sul, a primeira independência foi a da Venezuela, que se completou com a independência da Colômbia e Equador.
   Na América Central, o continente  foi dividida em cinco países: Honduras, Guatemala, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica.
Depois de alguns anos, foi a vez das ilhas da América Central (as do Mar do Caribe): a República Dominicana, Porto Rico e de Cuba.
      
   



Países latino-americanos que declararam independência entre 1821 e 1825

                                      1822
24 de junho - Batalha de Carabobo com vitória decisiva para a independência da Venezuela.
28 de Julho - San Martin ocupa Lima e declara a independência do Peru.
1 de Dezembro - República Dominicana, durou até 9 de fevereiro de 1822, quando o país foi anexado pelo Haiti (ver: Independência efêmera).
15 de setembro - Os territórios compreendidos pela Capitania Geral da Guatemala ganharam independência a partir do Governo espanhol.
21 de setembro - Ato de Independência do Império do México.
28 de novembro - O Panamá se integra a Grã Colômbia.
                                    1824:
24 de maio - O Equador consegue a sua independência na Batalha de Pichincha.
1825:
6 de agosto - Independência da Bolívia.
                                   1828
 - O Uruguai torna-se independente do Brasil e Argentina.

Países latino-americanos que declararam independência após 1828

  As Províncias Unidas da América Central, conhecidas desde 1824 como a República Federal da América Central, desintegraram nos seguintes estados:
 Costa Rica, primeiro entre 1829 e 1831 e finalmente em 1838.
 Nicarágua, em abril de 1838.
 Guatemala, em abril de 1839.
 Honduras, em 1839.
 El Salvador, em 1839 e formalmente em 31 de janeiro de 1841.
A República Dominicana ganhou sua independência do Haiti, em 27 de fevereiro de 1844, anexando-se à Espanha em 16 de agosto de 1861. Tornou-se independente novamente depois da Guerra da Restauração (República Dominicana) concluída em 1865, proclamada com o grito de Capotillo em 16 de agosto de 1863.

Nenhum comentário:

Postar um comentário